Moçambique repatriou, nos últimos dias, mais de 200 cidadãos do Malawi que entraram ilegalmente no país para fugirem de ataques xenófobos na África do Sul. Os dados foram anunciados, esta sexta-feira (19), pelo Serviço Nacional de Migração – SENAMI.
Trata-se de um total de 201 cidadãos malauianos, que entraram no País através do posto de travessia da Ponta de Oura, em Maputo.
“Feita a triagem destes cidadãos e dos documentos apresentados, houve registo de 135 cidadãos do sexo masculino, 38 do sexo feminino e 28 menores, com idades compreendidas entre 3 meses e 46 anos, sendo que 44 tinham consigo os seus passaportes e 157 em situação de indocumentados”, disse Juca Bata, porta-voz do Serviço Nacional de Migração.
Segundo o responsável citado numa publicação da RFI, os cidadãos malauianos foram transportados depois para o terminal rodoviário da Junta, na cidade de Maputo, onde seguiram viagem até Tete, no centro, que faz fronteira com o Maláui, para o repatriamento.
“Dizer que hoje mesmo tivemos a informação dos colegas que estavam em plantão que os últimos 11 já seguiram viagem para o Maláui e o que o SENAMI está a fazer neste momento é que entrarmos em contacto com os nossos colegas nos controlos fixos para poderem fazer o acompanhamento destes nossos concidadãos, dar o acolhimento necessário e dar o acompanhamento até chegarem ao Maláui”, acrescentou.
(Foto DR)