Vodacom Moçambique saúda atribuição de espectro 5G e destaca desenvolvimento do ecossistema digital

A Vodacom Moçambique saudou hoje a atribuição de espectro 5G às operadoras móveis pela Autoridade Reguladora das Comunicações (INCM), um passo importante no desenvolvimento contínuo do ecossistema digital do País.

A Vodacom foi a primeira operadora a lançar 5G comercial em Moçambique, em 2023, com cobertura em pontos selecionados de Maputo, Matola, Nampula, Nacala, Beira e Tete. Com a atribuição do espectro, a empresa continuará a expandir essa cobertura de forma gradual, à medida que a rede evolui.

De acordo com o CEO da Vodacom Moçambique, Simon Karikari, este é um marco importante para o futuro digital de Moçambique. “Como a operadora que introduziu o 5G no país em 2023, vamos continuar a construir sobre essa experiência de forma responsável, alargando os benefícios da conectividade avançada por Moçambique ao longo do tempo. O valor do 5G não está na tecnologia em si, mas nas oportunidades que cria para as pessoas, as empresas e as comunidades”, destacou Simon Karikari.

Para o efeito, a Vodacom agradeceu ao Governo e à INCM pela abordagem de atribuição de espectro e acredita estar assente num princípio de ter os diferentes actores a contribuir para o desenvolvimento do País.

Para além do benefício directo para os consumidores dos serviços de voz, sms e dados, a Vodacom destacou que o 5G pode servir como infraestrutura para a economia em geral ao amplificar a possibilidade de inovação em sectores como a agricultura, a mineração, a logística, os serviços financeiros, a saúde e a educação, para além de contribuir para responder ambição do Governo de tornar Moçambique no polo digital da África Austral.

 

(Foto DR)

Deixe um comentário