INCM entrega licenças 5G à Tmcel, Vodacom e Movitel para revolucionar a internet no país

O Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) oficializou a entrega das licenças de espectro para a implementação da tecnologia 5G e expansão das redes 4G às três principais operadoras do país: Tmcel, Vodacom e Movitel. O marco assinala o arranque de uma nova era no sector das telecomunicações nacionais.

A introdução do 5G promete transformar o cenário tecnológico moçambicano. Espera-se que a nova tecnologia melhore significativamente a conectividade, impulsione a inovação tecnológica, fortaleça a economia digital e abra novas janelas de oportunidade para cidadãos, empresas e instituições públicas.

De acordo com o plano de implementação, a nova rede não vai beneficiar apenas as capitais provinciais e os principais centros urbanos. A cobertura estender-se-á progressivamente às zonas turísticas, polos económicos e áreas industriais de grande relevância, abrangendo também as zonas rurais e localidades estratégicas para o desenvolvimento do País.

Paralelamente ao salto para a quinta geração, as operadoras assumiram o compromisso formal de continuar a expandir e robustecer as redes 4G já existentes. O objectivo central desta dupla estratégia é democratizar o acesso à internet de alta qualidade, garantindo que mais moçambicanos, do Rovuma ao Maputo, tenham acesso a melhores serviços de comunicação.

Imagem: DR

Deixe um comentário